12 de março de 2013

Amar ao próximo


 Chego em casa com trabalhos de Filosofia, dos quais por sinal, precisa de uma certa reflexão, mas não consigo nem pensar em como estou me sentindo. Com mil coisas para fazer eu coloco música, o que me faz chorar, e entro no Submarino, a procura de livros em liquidação, que possam me fazer feliz, e acho. E então penso em quantas noites sem orar eu fiquei, penso em quanta coisa eu passei por cima, quantas vezes já perdoei as pessoas e lhes dei de troco um gentil punhado de educação, quando se referiram a mim com ódio. Penso que Deus está em mim, e não orar, talvez nem seja um pecado tão grande assim. Acho que ele sabe o que eu penso e oque eu faço, e eu deveria agradecer pela minha vida todos os dias, como dizem as pessoas de pouca fé. Acho que a minha fé é maior que dessas pessoas que poderiam facilmente achar motivo para me julgar pelos meus costumes religiosos (ou não religiosos). Mas acho que agradeço a Ele pela minha vida, vivendo-a bem, não me queixando, tentando ser forte, tentando amar o próximo, dando oi para pessoas que querem cuspir na minha cara.
 Só que hoje eu simplesmente estou triste, magoada. Por que a vida é mesmo desse jeito, porque a gente as vezes chora sem saber o motivo, ou no meu casa, por quais dos motivos. Só queria um abraço sincero de alguém. Ou do alguém. Dele, ou de Deus. São as únicas pessoas que podem me confortar e me amar de forma que eu sinta. De forma pura, que não me traga lembranças de mentiras passadas, que não me ache maluca pela forma que eu acumulo livros sem parar, ou pela minha insônia, quando vou deitar sem estudar e me bate a culpa. Pareço aqueles gordos que sentem culpa quando come, só que sinto culpa quando não faço o que eu deveria ter feito. Quando não fico triste para fazer alguém feliz. Esse é o meu erro, meu defeito, do qual eu sei que existe porque só afeta a mim. As pessoas veem como qualidade mais para mim é como laminas vidas para cima, das quais eu tenho sempre que me jogar, para que amorteça a queda quando o próximo cair. Isso é amar ao próximo? Acho que o mandamento deveria inverter, quando fosse lido por mim. Deveria ser: Ame a você mesmo assim como ama as pessoas. Talvez eu não me flagelasse, se fosse assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário